Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
6
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Francisco José Viegas

Blog

O desejo de corrigir injustiças e "défices de representação" adquire, nos EUA, a expressão de uma idiotia generalizada e de um policiamento contumaz e perigoso.

Francisco José Viegas 16 de Março de 2021 às 00:30
Um artigo de Pedro Gomes Sanches no ‘Expresso’ online obrigou-me a ir consultar as novas regras "de representação e inclusão" da Academia de Hollywood para aceitar candidatura à categoria de Melhor Filme dos Óscares. Calma. É só em 2024, mas já estão definidas as percentagens a atribuir – desde o elenco de atores ao ‘staff’ técnico e cabeleireiros – a mulheres e grupos étnicos (asiáticos, hispânicos, negros, nativo-americanos ou do Alaska, do Médio Oriente e do Norte de África, do Havai ou das ilhas do Pacífico – ou "outra raça ou etnia sub-representada"), além da comunidade LGBTQI+ e de pessoas com deficiências cognitivas ou físicas, surdas ou com deficiência auditiva.

O desejo de corrigir injustiças e "défices de representação" adquire, nos EUA, a expressão de uma idiotia generalizada e de um policiamento contumaz e perigoso. Não me espanta. Em breve, depois de limpar as ofensas e incorreções das bibliotecas, da arquitetura, da música ou da alimentação, chegou a vez de a academia dos parvinhos entrar neste ramo do negócio. Os tempos cómicos estão a transformar-se em sombrios.
Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes