Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
6
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Francisco José Viegas

Blog

Robert Allen Zimmerman, aliás, Bob Dylan, nasceu há 80 anos.

Francisco José Viegas 24 de Maio de 2021 às 00:30
Robert Allen Zimmerman, aliás, Bob Dylan, nasceu há 80 anos – emprestou-nos um pouco de música a quase todos. Canções imortais (‘Blowing in the Wind’, mas também ‘Like a Rolling Stone’) e canções que marcaram décadas que passaram, além de discos inteiros que nos obrigam a nunca mais regressar ao tempo antes de Bob Dylan (‘Highway 61 Revisited’, ‘Blonde on Blonde’, ‘Desire’, ‘Blood on the Tracks’). Lenda viva, portanto; voz inconfundível; heranças cruzadas (folk, blues, country, rock), poemas que perduram, versões que prolongam a primeira vez. E um distanciamento que o fez, ainda hoje, ser único. O Nobel da Literatura que lhe foi atribuído consagra a sua ligação à literatura; talvez só um cantor, Leonard Cohen, o merecesse mais do que ele – mas o discurso de aceitação (fez-se representar por Patti Smith para o receber em Estocolmo), recordando a importância de ‘Moby Dick’ (Melville), da ‘Odisseia’ (de Homero) ou ‘A Oeste Nada de Novo’ (de Remarque) é muito bom, e evoca Shakespeare: as canções são vivas na terra dos vivos. Hoje é dia de ouvi-lo como a um monumento vivo.

Mania dos livros
‘A Biblioteca da Meia-Noite’, de Matt Haig (Top-Seller), é uma espécie de jogo: a partir de certa altura, os livros abrem caminhos para vidas diferentes e cada uma das suas histórias é uma possibilidade. Para quem gosta de livros.
Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes