Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
3
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Francisco José Viegas

Blog

A história da esquerda foi marcada pelo fracionismo.

Francisco José Viegas 28 de Maio de 2021 às 00:30
A história da esquerda foi marcada pelo fracionismo. Ainda hoje, leninistas (e ex-leninistas), trotsquistas, estalinistas (e ex-estalinistas), rosa-luxemburguistas e maoistas (aqui, todos ex) deram as mãos e apunhalaram-se com regularidade. A direita tem menos tradição de "desperdício" (tinha a contabilidade, o Excel, o mundo dos negócios) – mas também menos tradição de debate.

A convenção do MEL (a que motivos familiares me impediram de estar presente) é uma das formas de criar esse debate, apesar de discursos pobres como os de Rui Rio, que se apresentou como mestre-escola de contabilidade sem uma única imagem de futuro, ou do líder do Chega, uma excrescência que me recuso a considerar "de direita" – um epifenómeno folclórico útil ao PS. A direita sempre considerou "desperdício" este tipo de debates; desprezou a cultura, a ideologia, a educação – achou que os valores eram eternos; não são. Com a esquerda transformada num novelo de interesses, instalada no coração do sistema, ou a direita estuda além da economia e diz o que pretende para o país, ou está condenada a suportar o dr. Rio.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes