Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
1
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Francisco José Viegas

Blog

Não sei como será o programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Francisco José Viegas 10 de Junho de 2021 às 00:30
Não sei como será o programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril (que decorrerão entre 2022 e 2026), mas espero que possa servir para, finalmente, ouvir os portugueses e acabar com a apropriação da data pela esquerda revolucionária. 50 anos depois, ninguém a põe em causa nem lhe regateia a importância histórica e simbólica. O texto que anuncia as comemorações proclama a "fidelidade [da revolução] aos princípios democrático-liberais" e não às avarias folclóricas do PREC, a que o ano de 1976 pôs termo.

As comemorações devem servir para que todas as vozes sejam escutadas e para que, finalmente, não sejam o simulacro de uma tristonha e inútil apropriação, à mistura com a celebração contentinha do regime e das suas metáforas mais vazias (como tem sido). 50 anos é uma idade adulta. Pede distância (não distanciamento) e não folclore; exige uma visão da História sem ativismo nem preconceito. E sem o sentimentalismo fácil que esconde sempre a verdade. Este ano, aliás, o regime democrático ultrapassou em idade o salazarismo; já é tempo de não se limitar a ser uma caderneta de cromos.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes