Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
7
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

João Vaz

Mudar de energia

Em todos os setores, a questão é pensar o futuro com o que isso tem de grande negócio.

João Vaz 16 de Março de 2021 às 00:30
O processo de desconfinamento ontem iniciado é o arranque de uma recuperação económica e social que não se quer voltar a ver interrompida. A pandemia e as vítimas que fez deixaram-nos no fundo. Nem tudo decorreu, porém, de forma calamitosa. Um dos raros campos em que não houve retrocesso prejudicial, foi a defesa do meio ambiente atacado pelo aumento das necessidades de energia. Segundo estimativas a nível mundial, os confinamentos provocaram uma diminuição das emissões de CO2 na ordem do que é necessário reduzir anualmente para inverter a destruição das condições de vida no planeta. O registado de forma indesejável deve agora ser alcançado de modo sustentado.

Esta Transição Climática que na realidade é uma mudança nas fontes de energia, destaca-se no Plano de Recuperação e Resiliência. Está lá a Mobilidade Sustentável, com os transportes que constituem em Portugal o sector com maior percentagem nos gastos de energia (35,7%), à frente da indústria (29,5%) e do consumo doméstico (17,7%). Em todos os setores, a questão é pensar o futuro com o que isso tem de grande negócio. Aconteceu o mesmo antes, com a venda das máquinas a vapor, a exploração das minas de carvão e, mais recentemente, com o petróleo das arábias e as centrais nucleares.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Portugal CO2 economia negócios e finanças energia ambiente
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes