Como em todas as eleições, também nas do próximo domingo haverá pessoas que vão até urnas sem terem ainda decidido em quem vão votar. Na sondagem hoje apresentada, realizada de sábado a quarta, dos que nos garantiram que iriam votar, ainda registámos cerca de 10% que estavam indecisos em quem votar.
Contando com estes indecisos, Rebelo de Sousa recebeu uma intenção de voto de 48,6%. Depois de termos distribuído os indecisos de acordo com as respostas que deram a outras perguntas, Marcelo atingiu 51,5% das intenções de voto.
Conclui-se, portanto, que a existência de uma 2ª volta depende… da decisão dos indecisos! Aliás, construindo o intervalo de confiança em torno dos referidos 51,5%, Marcelo estaria, ontem, entre 48,1% e 54,9% para os níveis probabilísticos habituais, ou seja, a probabilidade de tudo ficar resolvido depois de amanhã é de cerca de dois terços. Na hipótese, menos provável, de haver 2ª volta, Rebelo de Sousa iria encontrar-se frente a Sampaio da Nóvoa, que para já, partindo muito atrás de Marcelo, poderia atingir, segundo os nossos inquiridos, 38% dos votos da 2ª volta, contra 57% para Marcelo e 5% de indecisos.