Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
7
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

José Jorge Letria

A ferida aberta de Gaza

À liderança de Israel, esta situação agressiva traz vantagens.

José Jorge Letria 29 de Maio de 2021 às 00:30
No princípio de Outubro de 1975, visitei Auschwitz, integrado como jornalista na visita do Presidente Costa Gomes à Polónia e à União Soviética. Mais tarde visitei Buchen-wald, Terezin e Bergen-Belsen, onde morreu Anne Frank e nunca deixei de me interessar pela história e pela geografia do Holocausto e tenho presentes essas recordações agora, tendo Gaza estado debaixo de sucessivos bombardeamentos, até ao muito recente cessar-fogo, com mais de 200 vítimas mortais de ambos os lados.

Em 2000 e 2001 visitei a Faixa de Gaza como autarca com o objectivo de dar apoio aos palestinianos ali radicados, designadamente com computadores para as escolas. Confirmei que o problema da zona, além de político e religioso, é também e sempre foi de direitos humanos que vi serem ignorados e desrespeitados com arrogância e violência, por parte de Israel. À liderança política e militar de Israel, esta situação agressiva traz vantagens porque há decisões eleitorais em aberto e duras investigações sobre corrupção em relação a Netanyahu. Entretanto, o Hamas está activo no terror, e morreram e morrem homens mulheres e crianças. Esta ferida profunda continua escancarada para sobressalto e vergonha da humanidade. Gaza é o nome de uma grande tragédia política e humanitária.
Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes