Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
8
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

José Jorge Letria

Museu celebra Salgueiro Maia

É referência dos militares que puseram fim à ditadura.

José Jorge Letria 5 de Junho de 2021 às 00:30
A vida e o feito militar e político do capitão Salgueiro Maia, figura central do 25 de Abril, por ter obtido no Quartel do Carmo a rendição de Marcelo Caetano, vão ser celebrados no dia 1 de Julho em Castelo de Vide, sua terra natal, com a inauguração da Casa da Cidadania Salgueiro Maia. Nesse dia, o oficial completaria 77 anos. Morreu de cancro muito antes da maioria dos seus camaradas de armas.

Construído no castelo da vila, o espaço museológico integrará muitas peças do seu espólio pessoal, incluindo o megafone que utilizou para dar ordens ao executivo político rendido. Incluirá também uniformes, divisas, fichas escolares e pendões. O espaço museológico representa um investimento de três milhões de euros, ficando agora acessível apenas a primeira fase do projecto com o custo de 1,1 milhões de euros. Salgueiro Maia, que perdeu a mãe num acidente perto do Jardim Zoológico em Lisboa, e nunca quis cargos nem louvores, é uma definitiva figura de referência da acção vitoriosa dos militares que puseram fim à ditadura. Aceitou o projecto de criação deste espaço museológico.
Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes