O número de Administradores Hospitalares (AH) no SNS aumenta continuamente sem uma melhoria paralela da qualidade da gestão. É o que vamos ouvindo às autoridades, sempre a falar dos desperdícios do SNS, e é isso mesmo que os profissionais de saúde confirmam no terreno. A gestão hospitalar não está bem.
Por isso proponho que, reproduzindo o figurino das Carreiras Médicas, que têm garantido a qualidade médica do SNS, seja criada a Carreira dos AH.
De facto, a qualquer licenciado em qualquer curso, mesmo que nada relacionado com a matéria, basta fazer o muito frágil curso da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) para ser AH! E se tiver cartão partidário é logo nomeado para um Conselho de Administração (CA). Não é possível continuar assim.
O Curso da ENSP tem de ser mais rigoroso e tem de exigir formação de base compatível.
Um AH só deverá ser nomeado presidente de um CA se estiver no topo da carreira, só poderá ser vogal de um CA se estiver no patamar intermédio da carreira e se estiver no seu início apenas poderá ser gestor intermédio. A progressão deve ser feita por avaliação interpares.
Fica a proposta formal. Pela melhoria da qualidade da gestão hospitalar.