Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Luciano Amaral

Mistérios

Estivesse o PSD no poder e isto já teria posto o País a ferro e fogo com denúncias de fascismo.

Luciano Amaral 14 de Junho de 2021 às 00:30
O país transformou-se num rosário interminável de casos mais ou menos escandalosos. Sem ser exaustivo: um ex-chefe de gabinete do ministro radical-chique, Pedro Nuno Santos, suspeito de corrupção; um negócio ruinoso para o país na venda de barragens no Douro internacional, com alterações legais suspeitas à mistura; projetos mineiros milionários, de enorme impacto ambiental, decididos à papo-seco; uma companhia aérea onde o Estado, através do ministro radical-chique, enterra milhões e despede centenas; um sistema financeiro ligado à máquina do contribuinte e que, apesar disso, despede milhares; uma comissão faraónica e partidarizada, sem preocupação de pluralismo, para celebrar o 25 de Abril, o nosso momento histórico mais consensual; a maior câmara do país, nas mãos do partido do Governo, delatando opositores à democracia iliberal russa, com conhecimento do Governo.

Estivesse o PSD no poder e isto já teria posto o país a ferro e fogo, com denúncias de regresso ao fascismo ou coisa do género e uma sensação de fim de ciclo. Mas não, o país continua posto em seu sossego, o PS em grande nas sondagens e o PSD a ver tudo por um canudo. Mistério? Talvez não. Uma razão importante para isto é o facto de os grilos falantes do regime, PCP e BE, terem descoberto os encantos da colaboração com o poder, pelo que se calam ou então fazem uns rumores acanhados, e depois calam-se. É a clássica síndrome ‘Quinta dos Animais’, ou do ‘triunfo dos porcos’. Mas a razão mais importante é a total incapacidade do PSD para dar a ideia de que faria qualquer coisa de diferente no poder. Rui Rio já confessou: acha que a situação um dia lhe cairá madura nas mãos. Cairá mesmo? A avaliar pelo reflexo nas sondagens da escandaleira em curso, não parece. A nossa democracia mudou com a geringonça. Os velhos truques desatualizaram e Rio não parece tê-lo percebido.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Pedro Nuno Santos Douro Governo Estado PSD política constituição partidos e movimentos
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes