Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
6
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Luciano Amaral

Mãos à Orban

A imigração transformou-se no novo tabu ocidenta (...). Uma maravilha.

Luciano Amaral 2 de Julho de 2018 às 00:30
Afinal, parece que há um pequeno Trump, Orbán ou Salvini em cada um de nós. Pelo menos a avaliar pelas decisões sobre imigração da cimeira da União Europeia (UE) na semana passada. Caso ninguém tenha reparado, a sua principal decisão foi, no fundo, construir um muro à la Trump, ou uma cerca à la Orbán, em redor da Europa, com a vantagem, digamos assim, de não ter de se construir nada, já que o muro é natural: chama-se Mar Mediterrâneo. É o que significa a ideia de criar aquilo a que, em típico euroburocratês, os chefes de Governo da UE decidiram chamar "plataformas de desembarque" em países do norte de África.

A ideia é simples: esses países (Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos…) comprometem-se a receber os refugiados a caminho da Europa antes de chegarem à Europa, a troco de umas boas maquias, e depois só entram as pinguinhas que os europeus quiserem. Curiosamente, trata-se de uma ideia do próprio Viktor Orbán, já de há uns anos, e a respeito da qual foi, obviamente, tratado de "fascista". Nada como a UE para nos fazer rir - se não desse antes vontade de chorar. Na altura da crise do navio Aquarius, o presidente francês Macron acusou a Itália de "cinismo e irresponsabilidade" por se recusar a receber os imigrantes a bordo do navio; o ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, logo lembrou Macron que a França ainda não tinha recebido nem um décimo dos refugiados a que se tinha comprometido em 2015.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
África União Europeia Matteo Salvini Matteo Salvini Macron Europa Mar Mediterrâneo Tunísia França política
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes