Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
1
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Luís Campos Ferreira

Arranjar

Há apenas três mulheres sociais-democratas a concorrerem para câmaras.

Luís Campos Ferreira 11 de Março de 2021 às 00:30
Não passou despercebido o lamento de Rui Rio sobre "as dificuldades em arranjar mulheres para a política". Poderá ter sido apenas o azar de uma expressão infeliz, mas vai-se ler o resto e fica a desconfortável sensação de que era mesmo aquilo que ele queria dizer, aparentemente sem se aperceber do que na verdade estava a dizer. Uma forma bem peculiar e desastrosa de assinalar o Dia Internacional da Mulher. Se é inegável que o universo político – como tantas outras actividades - permanece esmagadoramente ocupado e dominado por homens, não é com certeza pela rarefação do género feminino.

Elucida-nos a Pordata que pelo menos desde 1960 (para não ir mais atrás) há mais mulheres do que homens em Portugal, ininterruptamente, até hoje. Rio transmite a falsa ideia de que a dificuldade em "arranjar mulheres para a política" se deve à indisponibilidade ou à falta de vontade destas em envolver-se na coisa pública, como se estivessem mais ocupadas e interessadas noutro tipo de afazeres. Magnânimo, diz ainda o líder social-democrata que "nós queremos ter mulheres nas listas, nós queremos dar destaque às mulheres", mas, coitado dele, elas é que não querem ou, lá está, são difíceis de "arranjar". Na semana passada, na atrapalhada apresentação de 100 candidatos autárquicos que afinal eram só 23 porque os outros 77 ainda não decidiram a sua vida, ficou-se a saber que até agora há apenas três mulheres sociais-democratas a concorrerem para câmaras municipais.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes