A associação sindical da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) elege os seus órgãos sociais através de voto direto dos sócios, que podem ver as suas ideias discutidas em assembleia.
Mesmo que não se concorde com o decidido, prevalece a democracia. A existência do sindicato permite proteger os direitos do coletivo, dado que quando se está perante pessoas ou instituições não existe o constrangimento da hierarquia.
Passou na televisão pública um programa onde se denunciavam problemas no seio da ASAE. O prestígio da instituição merece este tipo de programas. O problema é que se misturou o presidente do sindicato com três pessoas com o rosto e a voz dissimulada. Este anonimato impede de serem confrontados com o que afirmam.
O que os motiva a acusarem colegas de não abrirem as arcas frigoríficas por medo de verem uma infração, por não saberem o que fazer a seguir? Se a situação ocorreu com eles porque não pediram ajuda? A ASAE é um OPC e os seus inspetores têm que se comportar como tal.