Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
9
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Mário Pereira

Rúben Amorim acredita até ao fim

Técnico leonino disposto a viver e a morrer com o seu plano de jogo

Mário Pereira 31 de Outubro de 2020 às 01:22
O Sporting acertou o passo no campeonato a meio da semana (tal como o Gil Vicente) e mantém a invencibilidade no Campeonato. Ao cabo de cinco jornadas, está a dois pontos do líder Benfica. Que é a outra equipa invicta na Liga e que está a bater recordes de quase quatro décadas, com o arranque cem por centro vitorioso na prova. Merece, por isso, nota de elevado crédito a equipa de Alvalade. É verdade que não joga ‘futebol champanhe’. Mas, a espaços, vê-se ali um espumante de razoável qualidade. Há frescura, há alegria, chega a ser divertido – a espaços, repete-se – ver jogar este Sporting. No contexto, há que tirar o chapéu a Rúben Amorim. Pela coerência e até pela coragem. O treinador tem uma ideia de jogo definida e está disposto a viver e a morrer com ela. O esquema é conhecido: três centrais raçudos, dois alas bem abertos, dois combatentes no miolo e três unidades de grande mobilidade no ataque. É com esta tática que Amorim vai para a guerra. E é com ela que luta até ao limite. Esteja a equipa a jogar bem ou a jogar mal (como aconteceu na quarta-feira com o Gil Vicente). Esteja a ganhar ou a perder. Seja contra o FC Porto ou frente ao Santa Clara. Mudam as peças, fazem-se cambiantes com o jogo em andamento, mas o modelo nunca se altera. O sistema é aquele e ponto final.

Amorim é um novato na função. Nem sequer tem ainda as habilitações requeridas para usar a braçadeira de treinador principal nos jogos. Mas acredita no seu plano e leva-o até ao fim. E para isto não há diploma que valha.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes