Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
5
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Miguel Alexandre Ganhão

Milhões dos oficiais exonerados passaram por bancos portugueses

Imóveis comprados em Lisboa e no Montijo por sociedades de direito português.

Miguel Alexandre Ganhão(miguelganhao@cmjornal.pt) 31 de Maio de 2021 às 00:31
A investigação da Procuradoria-Geral de Angola que levou à exoneração de seis altas patentes das Forças Armadas que estavam afetas à Presidência da República e ao presidente João Lourenço, no passado dia 24 de maio (Operação Caranguejo), vira agora as suas atenções para Portugal. Foram milhões as quantias (em dólares e euros) que passaram para contas de bancos portugueses e que serviram para a aquisição de casas e carros em nome de sociedades de direito português, em que os últimos beneficiários eram os próprios militares ou familiares. O caso do major Pedro Lussati é um exemplo paradigmático: detido no aeroporto de Luanda quando tentava fugir, o major tinha na sua posse mais de dez milhões de dólares em dinheiro vivo.

Foram já identificados cinco apartamentos em Lisboa, em nome de várias sociedades, e uma série de terrenos para construção adquiridos no Montijo. A Direção de Recuperação de Ativos da PGR angolana, liderada pela procuradora Eduarda Rodrigues, e que conseguiu congelar uma série de bens que Isabel dos Santos tinha em Portugal, já entrou em ação apreendendo uma série de imóveis que pertencia à mulher do major em Angola. Em breve serão expedidas cartas rogatórias para o Departamento Central de Investigação e Ação Penal em Portugal, para solicitar a colaboração das autoridades portuguesas na apreensão de mais bens.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes