Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
5
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Miguel Guimarães

17 milhões

Não há nenhum português que não tenha ficado familiarizado com a palavra ECMO.

Miguel Guimarães 13 de Maio de 2021 às 00:30
O Dia Mundial do Médico de Família assinala-se a 19 de maio. Sabemos que os elogios circunscritos a um dia servem de pouco. Mas nesta altura é da mais elementar justiça que aproveitemos para agradecer e dar visibilidade ao tanto que nos dão. As imagens associadas à pandemia são quase sempre da parafernália dos Cuidados Intensivos. Não há nenhum português que não tenha ficado familiarizado com a palavra ECMO. A diferenciação hospitalar merece e deve ser enaltecida. Contudo, é injusto que seja ignorado que mais de 96% dos doentes Covid-19 foram acompanhados pelos médicos de família, somando-se ainda muito apoio aos lares, dossier que tantas polémicas alimentou.

Os médicos de família são também protagonistas da linha da frente. O número é esmagador: cerca de 17 milhões de contactos/consultas relacionados com o seguimento de doentes infetados pelo SARS-CoV-2, numa média de quase 41 mil pessoas por dia, decorrente da opção política de os concentrar no combate à pandemia. É urgente reconhecer e valorizar o seu importante papel na pandemia e no SNS. Até porque 820 mil portugueses continuam sem médico de família, impossibilitando que a porta de entrada no sistema de saúde funcione como todos gostaríamos.
Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes