Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
7
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Padre António Rego

Vasto mundo

Tudo isto se consegue sentado, com o espírito em paz, a vislumbrar horizontes.

Padre António Rego 9 de Outubro de 2020 às 00:30
Era jovem quando num recanto esquecido de livraria me passou este título. Vim a perceber que falava a minha linguagem, do meu mundo que já nessa altura só me fazia sentido se tivesse uma explicação ou dimensão cristã. E só a partir daí (era adolescente, quase jovem), comecei a entender que no segredo dos livros podia encontrar razões do meu viver muito além daqueles livros escolares que pensavam ser os únicos capazes de me pôr a cabeça em ordem e de me deixarem a fantasia voar como se tivesse descoberto os segredos da física ou da química…

Os tempos iam rolando, o curso prosseguindo, com eles pensava que era mais homem. E quando cada hora e cada dia eram cansativamente lentos, o tempo sem dias nem horas lembrava de repente que os anos foram passando e na sementeira da cabeça as ideias e os cabelos iam-se alterando a ponto de, a certa altura, não saber a quantas ia.
Nem sei o que este correr dos dedos sobre o teclado (a pena já andava longe) acompanhava a velocidade da fantasia e até da própria vida. "Não te inquietes, é mesmo assim, o homem é um mistério. Não escaves em excesso, porque a claridade de alma não resulta das tuas forças."

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes