Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
1
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Padre António Rego

Dois tempos

Todos os dias nos questionamos sobre o significado do nascer e do morrer.

Padre António Rego 30 de Outubro de 2020 às 00:30
A mim próprio pergunto com frequência: o que se passará no mundo neste momento em que nem os jornais nem a rádio, nem a televisão contam? E nós, tranquilamente convencidos de que estamos bem informados.

O tecido da história, de ontem e de hoje, mesmo que abundantemente descrita desenrola-se no silêncio e na penumbra do tempo. Os homens lutam veementemente para o desvendar e até para ganharem o troféu da primeira mão da notícia. Procuro visitar a penumbra do silêncio. Há sinais, sintomas e quase certezas que passam pelos nossos olhos o desabrochar e o falecer de cada dia. Momentos há em que parece que a história se abre e revela os segredos das suas páginas mais recônditas e distantes. Letras, palavras, linhas, livros, bibliotecas, miríades de luzes digitais não deixam na sombra uma palavra, um acontecimento. Temos a ilusão de fazer história. Se este plural se reduz à nossa pessoa todos os dias nos questionamos sobre o significado do nascer e do morrer. E quando chega o sono tudo escurece inclusive a esperança de amanhã ser dia. Ensaiamos o pequeno exercício de morte, o sono, movido apenas pelos restos de nuvens que atravessam os nossos sonhos. E nem sequer damos pela passagem do mistério quando apagadas as luzes e aquietadas as nossas perturbações e anseios. E nem sequer reparamos no mistério que somos, adormecidas que são também as razões da nossa vida.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Amim questões sociais artes cultura e entretenimento interesse humano economia negócios e finanças media
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes