Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
8
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

António Rego

O cinzento de Setembro

Torna-se puríssimo prazer conviver com o mar e com uma água que atinge o nosso sabor.

António Rego 25 de Setembro de 2020 às 00:30
Lembro uma canção que com mágoa cantava há uns anos atrás. Não pela originalidade da letra ou da música mas porque caía certa naqueles dias em que Setembro era anúncio do fim dum ciclo, toque de trombeta para um novo imprevisto, depois dum Verão muitas vezes parecido com Outono mas onde o mar e o convívio com pessoas, peixes, pequenos ou grandes - ainda apanhei alguns grandes - me davam uma dimensão que não encontrava noutro lugar. O que nós amadores chamamos mergulhar com uma máscara e umas barbatanas, oferece-nos outra dimensão do oceano.

A espingarda doutros tempos já está reformada e não mais desce às águas. Mas gosto de mergulhar quanto os pulmões autorizam a, poupar oxigénio e voltar ao de cima - essa passagem é sempre estonteante para os olhos que regressam do fundo deslumbrados mas não menos deslumbrados ficam quando atingem a grande planície com a linha de luz inalcançável. Com a respiração normalizada torna-se puríssimo prazer conviver com o mar e com uma água que atinge o nosso sabor e quase apetece beber. Tudo se torna mais belo se o sol nos ajuda com a travessia oblíqua dos seus raios, o baile harmónico de milhares de pequenos peixes e de outros maiores que gostam de nos visitar. E não há marisco tão saboroso como a água pura do mar que quase bebemos mas que temos de respeitar para que não ocupe dentro de nós terrenos que pertencem ao ar.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Verão Outono Deus ambiente questões sociais interesse humano água
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes