Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
6
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Pedro Santana Lopes

A importância da sensatez

O desdobramento por atividades múltiplas exige dedicação, mas também sensatez.

Pedro Santana Lopes 16 de Setembro de 2016 às 01:45
1. Foi noticiado por estes dias que os responsáveis do BCP tinham aceitado desenvolver o processo que levará à aquisição de uma parte significativa do seu capital social por parte do grupo chinês Fosun, o qual é, como se sabe, também proprietário da Fidelidade e do Hospital da Luz/ES Saúde.

A notícia não é obviamente indiferente, como não é indiferente tudo aquilo que respeita ao setor financeiro nacional. Por outro lado, continuam as negociações com as propostas apresentadas, na segunda ronda, do Novo Banco. Tanto quanto se sabe, entre as várias propostas que foram apresentadas, existem algumas também de capitais estrangeiros.

No mundo em que vivemos, estas tomadas de posição por capital oriundo de países terceiros é normal nas mais variadas empresas e nos mais variados setores. Mas nenhum país deixa de fazer a avaliação dos seus interesses estratégicos e procura naturalmente agir para os defender. Entre capitais angolanos, chineses, espanhóis e fundos de investimento multifacetados, há toda uma relação de forças que determinará, em boa parte, o futuro da economia nacional.

2. Estive esta semana em Cascais numa cerimónia de abertura de camas de cuidados continuados na unidade que tem o nome Maria José Nogueira Pinto. Esta cerimónia pretendeu assinalar a integração dessas camas na rede nacional de cuidados continuados. Esteve presente, naturalmente, o presidente da Câmara, Carlos Carreiras, que fez sentir a enorme carência que o concelho tem nessa área.

Muitas pessoas têm em relação a Cascais aquele preconceito de que se trata de um concelho só de pessoas abastadas ou mesmo de gente rica. Nada mais errado. Cascais tem todos os diferentes estratos sociais, tem ainda muitas bolsas de população que vive com baixos rendimentos, que leva uma vida muito dura, de grandes deslocações entre o trabalho e casa.

É de assinalar, aliás, que Cascais é a principal Câmara que o PSD tem atualmente no distrito de Lisboa. Já teve a Câmara da capital, já teve Sintra, já teve Oeiras. Atualmente isso não acontece.

Baseado nesse conhecimento, nesse contacto com uma realidade multifacetada, os dirigentes da autarquia de Cascais foram-se afirmando, também, a nível distrital e a nível nacional. Carlos Carreiras já foi vice-presidente do PSD e é hoje coordenador autárquico. E o vice-presidente da Câmara, Miguel Pinto Luz, é desde há cinco anos presidente da distrital de Lisboa do PSD.

Num tempo cada vez mais exigente da vida comunitária, é de salientar esta capacidade. Quando existe sempre a tentação de se dizer mal de quem está na vida pública. Esse desdobramento por atividades múltiplas exige dedicação, resistência, mas também sensatez. A sensatez é cada vez mais importante, como tudo na vida, e quanto mais o tempo passa mais se aprende que assim é.


Cerveja e gastronomia
Para quem é apreciador de cerveja, pode este fim de semana visitar o Festival de Cerveja Artesanal no mercado de Sacavém. Uma iniciativa que vai reunir vários produtores de todo o País e que pretende dinamizar o mercado da cerveja artesanal e a valorização das potencialidades económicas e turísticas daquele concelho.

Mais a norte, em Mira, realiza-se também neste fim de semana uma Mostra Gastronómica, onde podem ser saboreados os paladares e aromas do território da Gândara.

Entretanto, começam hoje as festas do Senhor Jesus da Piedade e a Feira de São Mateus, em Elvas, que acolhem, todos os anos, milhares de visitantes. Além das muitas atividades, por lá vão passar artistas como Emanuel, Aurea, Nelson Freitas, Agir e Rui Veloso.


Real metido no bolso
Soube muitíssimo bem, especialmente para quem é adepto, assistir ao modo como o Sporting meteu o Real Madrid no "bolso" durante cerca de 80 minutos. A verdade é essa, é que o Real Madrid tem sempre muitas oportunidades, quer ganhe, quer não ganhe, e durante três quartos do jogo não teve nenhuma. E aqui, queria destacar a questão da atitude, da ambição de vencer, não ter medo, de aceitar o desafio. Apesar do resultado final, foi uma noite que ficará na memória.
Ver comentários