Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
4
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Rui Zink

As prioridades trocadas

Culpar a pessoa não me interessa. Sabemos que a criança não foi prioritária.

Rui Zink 14 de Maio de 2021 às 11:21
"Pai culpa mãe por se ter esquecido da filha no carro" – esta notícia de ontem estarrece-me. Todos conhecemos o facto: uma mulher com estudos, educação, etc. deixou a filha de dois anos sete horas no carro. Esqueceu, parece. Ou terá tido, nos momentos em que se lembrou, outras prioridades? Nunca sabemos ao certo o que vai na cabeça de alguém, só podemos interpretar as ações e, a partir delas, imaginar o que se passou na cabeça de quem faz gestos impensados. Culpar a pessoa não me interessa. Sabemos que a criança não foi prioritária.

A vida é fazer escolhas. Decidir o que é mais importante, destrinçar prioridades, escolher a melhor opção. Como ainda não somos computadores, amiúde tomamos a opção errada. Algumas não têm retorno, pelo menos para os próprios. Mas nós, os terceiros, podemos sempre aprender algo. Uma vez adormeci ao volante, com a família no carro – por um triz não causei o impensável. Ainda hoje tenho calafrios quando penso nisso. Aprendi tanto quanto possível a lição: nunca mais ignorei o facto de estar a conduzir já em esforço. Isto não me safa de uma asneira, mas pelo menos amortece a hipótese de repetir aquela.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
rui zink opinião
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes