Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
4
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Rui Zink

É Mel da Direita

O MEL está assim de parabéns. Virou a EMEL da direita, o que é obra para quem não vai a votos.

Rui Zink 28 de Maio de 2021 às 00:30
Interessante, o evento do MEL, cujo nome foi obviamente escolhido pela beleza do acrónimo: mel. Isso é óbvio, porque o título ‘Movimento Europa e Liberdade’ é mais oco que um donut. Mel grita: queremos atrair os ursos das redondezas! Podia ter-se chamado ‘União das Direitas’, como aliás grande parte dos jornalistas fez. Afinal, foi um encontro para promover a chegada das direitas portuguesas ao poder. Ou não, não ‘chegada’ (já estou contagiado): regresso. Nestes 47 anos de democracia, tivemos muitas vezes as direitas no poder. E, ao contrário do mito, amiúde com dinheiro e suculentos nacos de fundos europeus – ou alguém julga que as autoestradas de Cavaco Silva foram construídas com uns trocos que ele tinha no bolso para pagar o estacionamento?

Se Rui Rio foi o bombo da festa, até por dizer que "o PSD não é de direita", Passos Coelho foi o biombo. Entrou mudo e saiu calado, mas a mistura entre presença e silêncio foi explosiva. E falou aos jornalistas, mesmo que só para dizer que não falava aos jornalistas. Pedro é mais novo que eu (três anos) mas parece mais velho (três anos). O poder dá algum prazer a quem o exerce, mas desgasta. Afastado durante anos da política por motivos pessoais, Pedro mostra-se disponível para um regresso. Quando, eis a questão. Tem um capital importante, afinal foi a última figura aglutinadora à direita. O seu dilema é: o que fazer com esse capital? Um gesto em falso e desbarata-o.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes