Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
4
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Teófilo Santiago

Informação

Os informadores são essenciais para a investigação criminal.

Teófilo Santiago 27 de Novembro de 2015 às 00:31
Fala-se muito de "Informação" e nada se diz sobre informadores. Ora, os "informadores" sempre foram um dos melhores instrumentos ao serviço da investigação criminal, e muitos, como J. Labard, afirmam mesmo que se um dia os investigadores, por cedência a qualquer assomo moralista, se virem privados dessa arma... "permanecerão sentados nos seus gabinetes, desarmados, surdos e cegos e... o crime triunfará". Verdade!

Por isso se estranha que parte considerável de "experts", responsáveis e investigadores desqualifiquem essas figuras, reduzindo-as a "coisas do antigamente", convencidos de que as novas tecnologias e equipamentos lhes permitem não terem de lidar com "gente dessa". Mentira! "Informação" é muito mais do que notícias ou fichas armazenadas em "gavetões", agora chamados de bases de dados.

É algo vivo, em constante evolução, e só os informadores, goste-se ou não deles, são capazes de a trazer, atualizar e descodificar, transformando-a em conhecimento, essencial para antecipar e prevenir as atividades da criminalidade organizada e terroristas.
opinião Teófilo Santiago
Ver comentários