Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
9
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Tiago Rebelo

O elefante na sala

Mesmo sem abrir a boca, Passos condicionou mais o congresso das direitas do que todos os oradores juntos.

Tiago Rebelo 28 de Maio de 2021 às 00:30
A presença de Passos Coelho na convenção do MEL teve um efeito avassalador. Mesmo sem abrir a boca, Passos condicionou mais o congresso das direitas do que todos os oradores juntos. O elefante na sala - sem desprimor, evidentemente - que abafou tudo o resto foi certamente mais incómodo para Rui Rio do que subir ao mesmo palco que André Ventura. Passos não estava ali para apoiar Rio e o sempre falado regresso daquele à política ativa é uma espada sobre a cabeça do presidente do PSD. Passos, aliás, nem quis comentar o discurso de Rio. Deste ressaltaram duas ideias: a de que o PSD não é de direita; e a insistência em cooperar com um governo que - admitiu ele - não quer cooperar.

O objetivo do MEL, diz-me um dos seus organizadores, é lançar o diálogo e encontrar pontos de convergência entre as direitas. Mas esbarra com esta obstinação de Rio em colocar o seu partido num lugar do espetro político que se assemelha artificial aos olhos dos eleitores que, por isso mesmo, deixaram de votar no PSD. E mesmo se criticam a deriva esquerdista de Rio, a Iniciativa Liberal e o Chega agradecem as suas palavras, porque sabem que representam mais votos em caixa para eles. Na ânsia de conquistar o centro, os votos escapam-lhe da mão como areia entre os dedos.
Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
PSD André Ventura Passos Coelho MEL Rio Rui Rio política partidos e movimentos
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes