Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Victor Bandarra

Humor com humor se pega...

Os números de hoje não dão para rir, mas há vacinas, o que dá para sorrir.

Victor Bandarra 16 de Maio de 2021 às 00:30
Toninho, angolano, aterra em Lisboa há uns 3 meses. Sofre de asma, vem fazer exames médicos e é acolhido em casa de primos em Portugal. O homem é um optimista com laivos de humorista. E ri-se muito dos medos e das precauções da família "alfacinha" com a pandemia da Covid. "Essa coisa não pega no muangolé!" E ri-se. E como é que vai a pandemia lá por Angola? "Vai indo! Acho que já morreram uns velhos, mas poucos..." E sempre a rir. "Lá na banda morre-se mais do resto do que de Covid!" E solta mais uma piada. "O pessoal do musseque tem medo é que falte o papel higiénico!"

Quando, há mais de 1 ano, a pandemia da Covid-19 entrou de rompante em casa de muita gente, uma das principais preocupações dos portugueses foi... comprar papel higiénico. Até parece piada. Os números de hoje não dão para rir, mas há vacinas, o que dá para sorrir. Sorrisos na Europa, nos Estados Unidos, talvez na China ou na Rússia. Na Índia, morre-se aos milhares. No Brasil idem aspas. E em África? A OMS alerta para o que pode ser, ou já é, um verdadeiro pandemónio. Na África subsaariana, há apenas 10 camas por 10 milhões de habitantes. Há falta de médicos, de testes, mais a pobreza, os conflitos internos e a... falta de estatísticas. Pelo Ocidente, muitos encolhem os ombros, mas o vírus pula fronteiras. E a vontade dos mais ricos fazerem férias nos países mais pobres? E os negócios que obrigam a viajar? E a pressão dos migrantes que, se não morrem no mar, entram na Europa de qualquer maneira? Por simples egoísmo ou pura ganância, muitos ocidentais começam a meditar nestas coisas.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Toninho Angola Lisboa África Portugal Covid Europa questões sociais demografia emigrantes
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes