Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
4
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Eugénio Rosa

A “bazuca” e a utilização de fundos

A solução dos problemas de Portugal reside no investimento, na organização, no trabalho, na qualificação, no esforço, na criatividade.

Eugénio Rosa 19 de Junho de 2021 às 00:30
Numa altura em que o Governo e a Comissão Europeia (CE) anunciaram a aprovação do Programa de Recuperação e Resiliência (a famosa “bazuca”), que permitirá a Portugal receber 13 mil milhões de euros de fundos comunitários até 2026, e que o Executivo tenta apresentá-lo como o instrumento milagroso que irá resolver os problemas do país (os causados pela pandemia e o seu atraso crónico), é importante não criar falsas expectativas. A solução dos problemas de Portugal reside no investimento, na organização, no trabalho, na qualificação, no esforço, na criatividade e mesmo no sacrifício dos portugueses.

No “Portugal 2020”, a União Europeia atribuiu ao nosso país 25.859 milhões de fundos comunitários para o período 2014/2020, o dobro da “bazuca”. Até 31.3.2021, mais de sete anos após o seu início, Portugal só tinha sido capaz de utilizar 14.670 milhões de euros (61,5%), estando ainda por utilizar 9.697 milhões de euros de fundos comunitários.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes