Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
1
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Armando Esteves Pereira

Fantasma de natais passados

Robert Zemeckis fez a mais recente versão cinematográfica de ‘Um Conto de Natal’, obra clássica de Charles Dickens, que tem como personagem central o avarento ‘Scrooge’. Trata-se de um extraordinário retrato social de Londres de 1843, a capital do império mais poderoso do Mundo, onde a opulência convivia com a fome e a miséria. ‘Oliver Twist’, outro livro de Dickens, fala desse mundo sem qualquer protecção social, em que os mais pobres sobreviviam em condições degradantes. Foi esse mundo de miséria dos bairros proletários de Londres que inspirou Karl Marx para o ‘Manifesto do Partido Comunista ‘.

Armando Esteves Pereira(armandoestevespereira@cmjornal.pt) 30 de Novembro de 2009 às 00:30

Felizmente no século XX, especialmente depois da II Guerra Mundial, nos Estados Unidos e na Europa Ocidental esse universo contado por Dickens passou a existir apenas na ficção literária e nas adaptações cinematográficas e televisivas. Mas a prosperidade e o Estado de Bem--estar moldado nesses anos gloriosos estão agora em risco.

Em Portugal com mais de meio milhão de desempregados nos registos oficiais, com centenas de milhares de pessoas em subemprego mal remunerado e precário, e muitos trabalhadores com salários em atraso e com medo de perder o posto de trabalho, o Natal contado por Dickens parece assustadoramente contemporâneo.

Ver comentários