Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
8
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Leonor Pinhão

São framboesas, senhores!

A Guarda Nacional Republicana não é a Guarda Nacional da Framboesa Republicana.

Leonor Pinhão 1 de Maio de 2021 às 00:30
Numa noite destas teve lugar na freguesia de Moreira de Cónegos uma operação salvífica de fruta da maior importância que beneficiou de uma cobertura mediática de alcance inimaginável não fosse o aparente desleixo com que as forças da autoridade acompanharam de longe a ocorrência. É a força da televisão, esse ecrã mágico que temos em casa e que nos fornece entretenimento e informação sendo que, bastas vezes, a informação e o entretenimento se confundem vá lá saber-se porquê. Foi o que aconteceu neste caso transmitido e retransmitido as vezes necessárias para transformar umas simples caixas de framboesas num acontecimento nacional.

Um fenómeno social desta importância, o ‘framboesagate’ como já é conhecido nas mais altas instâncias, irrompeu pelo meio de um outro acontecimento sem importância nenhuma, um simples fait-divers, uma banalidade dos nossos tempos que é como melhor se define o facto de um jornalista no exercício das suas funções, ter sido agredido por um sujeito qualquer de uma ‘entourage’ de um qualquer clube de futebol. Ora, jornalistas a apanhar no focinho é um número gasto de um reportório que impera desde 1988 e que já nem é notícia que mereça o interesse dos jornais e dos seus leitores. Mas, muita atenção, quando a coisa mete framboesas é logo diferente porque a framboesa tem muito que se lhe diga.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes