Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
7

Bella Ciao

Itália é um vulcão que ameaça a Europa. Tem a maior dívida pública da UE.
Armando Esteves Pereira(armandoestevespereira@cmjornal.pt) 27 de Setembro de 2022 às 00:31
A vitória dos Irmãos de Itália nas legislativas de domingo significa que pela primeira vez, desde Mussolini, um político herdeiro dos ideais fascistas chega ao topo do governo.

Caberá a Giorgia Meloni a liderança do executivo em coligação com o partido de Matteo Salvini, outro político de extrema-direita que já foi vice-primeiro-ministro. Também o camaleão Berlusconi, empresário que soube usar o seu império mediático para chegar à liderança de vários governos transalpinos , sobrevive com influência política à beira dos 86 anos, através do seu partido de matriz conservadora, o Força Itália.

Para a União Europeia, a vitória da extrema-direita, populista e com ligações a Putin é uma séria ameaça.

Com a Polónia e a Hungria, Itália será mais uma voz contra consensos básicos no seio da UE. Mas na frente económica, Itália é um poderoso vulcão: é a terceira maior economia, mas é também o Estado com o maior volume de dívida (em termos de percentagem do PIB só é ultrapassada pela Grécia).

A Europa vai ter saudades do espírito de ‘Bella Ciao’, o hino que celebrava a derrota dos fascistas no dia 25 de abril de 1945. 
Bella Ciao Irmãos Itália Mussolini política partidos e movimentos
Ver comentários