Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
9

Inventar a roda

Porque andamos há 30 anos a fazer leis e a comprar equipamento?
Eduardo Dâmaso(eduardodamaso@sabado.cofina.pt) 13 de Agosto de 2022 às 00:32
Todos os anos temos o resultado trágico do ziguezague constante do poder político sobre os incêndios. Agora é a serra da Estrela. Afinal, porque andamos há mais de 30 anos a fazer leis, comprar equipamentos, alugar aviões, despender milhões em sistemas de comunicações e nada parece funcionar? Porque falha a prevenção? Porque não existe uma adequada política de ordenamento florestal?

Porque não consegue o poder político criar um modelo estável de prevenção e combate? Porque cede às capelinhas diversas e opta sempre por soluções salomónicas entre as hierarquias de bombeiros, proteção civil e proteção florestal? Porque é que falham as comunicações entre bombeiros ?

Porque é no terreno nem sempre é clara a hierarquia operacional? Porque é que não se opta, de vez, pela profissionalização dos bombeiros e de uma estrutura que equilibre o binómio prevenção/combate? Que assuma de vez a gestão da combustão como uma arma de combate ao fogo. Fiz estas perguntas depois da tragédia de Pedrógão e das Beiras. Algumas, tinha feito há quase 40 anos, depois das mortes de Águeda. Continuamos a inventar a roda e a deixar destruir o País.



Estrela País Águeda Pedrógão Beiras acidentes e desastres incêndios política autoridades locais
Ver comentários