Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
6

O grande mistério

Esta é uma Igreja que envergonha os católicos.
Paulo João Santos 14 de Agosto de 2022 às 00:33
Imagem Paulo Santos.tif (8217105) (Milenium)
Imagem Paulo Santos.tif (8217105) (Milenium)
A viagem de D. Manuel Clemente ao Vaticano devia ter tido consequências. Ou o cardeal-patriarca apresentava formalmente a resignação ao cargo, ou o Papa Francisco lhe indicava a porta de saída. Manter o líder da Igreja portuguesa em função até à Jornada Mundial da Juventude é um erro, tanto mais que, independente da realização do evento, D. Manuel Clemente terá de abandonar o cargo em 2023, já que completa 75 anos.

É esta inação da Igreja e o secretismo que envolve a instituição, refugiando-se no silêncio ou em explicações vagas, que a conduziram ao ponto em que se encontra. Em lugar de esperar a bonança depois da tempestade, impunha-se a tomada de medidas radicais para acabar com esta história tenebrosa dos abusos sexuais, que envergonha os católicos e não respeita quem segue os valores e princípios cristãos.

Dentro de um ano, milhares de jovens rumam a Lisboa em peregrinação de fé e devoção, e a questão que se coloca é muito simples: o que é que esta Igreja, que se limita a pedir perdão, tem para lhes oferecer? Eis o grande mistério do encontro.

Vaticano D. Manuel Clemente Igreja religião questões sociais grupos populacionais jovens
Ver comentários