Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

Assembleia da República aprova substituição de três deputados do PS e dois parlamentares do PSD

Na terça-feira, a Comissão da Transparência e Estatuto dos Deputados aprovou os pareceres relativos a estes pedidos.
Lusa 13 de Outubro de 2021 às 16:27
Assembleia da República
Assembleia da República
A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, a substituição de três deputados do PS e dois do PSD, parlamentares que vão exercer funções autárquicas na sequência das eleições de 26 de setembro.

O deputado do PS Ricardo Leão, eleito pelo círculo de Lisboa nas últimas legislativas, é o novo presidente da Câmara Municipal de Loures, e o deputado Raul Castro, do círculo de Leiria, foi eleito presidente da Câmara Municipal da Batalha, onde concorreu como cabeça de lista de um movimento independente.

Também do PS, o deputado Fernando Paulo Ferreira, do círculo de Lisboa, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Após os pedidos de renúncia ao mandato destes parlamentares, Ricardo Leão será substituído, a partir de quinta-feira, por Paulo Jorge Duarte Marques, Raul Castro dará o lugar a Jorge Gabriel Duarte Catana Monteiro Martins a partir de sábado e Frenado Paulo Ferreira vai ser substituído por Luís Miguel Oliveira dos Reis a partir de segunda-feira.

Do Grupo Parlamentar do PSD, pediu renúncia ao mandato o deputado Fernando Ruas (círculo de Viseu), que foi eleito presidente da Câmara Municipal de Viseu nas últimas eleições autárquicas. Fernando Ruas é substituído, a partir de hoje, por Armindo Telmo Antunes Ferreira.

Já a deputada Carla Borges, também eleita pelo círculo de Viseu, pediu a suspensão do mandato e será substituída por Eugénia Maria de Oliveira Duarte a partir de sexta-feira, até um máximo de 180 dias.

Na terça-feira, Comissão da Transparência e Estatuto dos Deputados aprovou os pareceres relativos a estes pedidos.

Na sessão plenária de hoje, após a aprovação, por unanimidade, destes pedidos, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, desejou a todos os deputados que vão deixar o parlamento "um abraço e votos das maiores felicidades".

Na despedida da Assembleia da República, os deputados socialistas Raul Castro e Fernando Paulo Ferreira pediram a palavra para deixar um agradecimento.

FM // JPS

Lusa/Fim

Ver comentários