Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Embaixador de Portugal na Rússia indigitado por Costa a Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna

Oposição aprovou nomeação. Embaixador vai passar a coordenar polícias.
Correio da Manhã 3 de Julho de 2021 às 18:24
Paulo Vizeu Pinheiro, embaixador de Portugal na Rússia
Paulo Vizeu Pinheiro, embaixador de Portugal na Rússia FOTO: Lusa
O Embaixador de Portugal na Rússia, Paulo Vizeu Pinheiro, foi indigitado por António Costa como novo Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna, passando assim a coordenar as forças policiais em Portugal. 

A nomeação, sob proposta conjunta do senhor Ministro da Administração Interna e da senhora Ministra da Justiça, leva à substituição de Helena Fazenda que até agora desempenhava o cargo.

De acordo com comunicado do gabinete do primeiro-ministro, a oposição foi ouvida e "conforme previsto na Lei, será requerida a audição do senhor embaixador em sede de comissão parlamentar, a qual antecede a nomeação para o cargo".

Segundo o comunicado, o primeiro-ministro "solicitou ainda ao Conselho Superior da Magistratura que conceda autorização para que a senhora dra. Helena Fazenda possa prosseguir as funções de Secretária-Geral do Sistema de Segurança até à conclusão dos atos e formalidades exigidos para a designação do novo Secretário-Geral do SSI". A mesma nota deixa agradecimentos a Helena Fazenda e louva "publicamente o trabalho desenvolvido".

Paulo Vizeu Pinheiro é licenciado em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e é, desde 2021, embaixador de Portugal na Rússia, tendo sido diretor-geral de Política de Defesa Nacional, em 2007.

Ver comentários