O primeiro-ministro António Costa votou antecipadamente, este domingo, para as eleições Legislativas. Costa deslocou-se ao Pavilhão Rosa Mota, no Porto, para exercer o direito de voto e contou com a presença do atual presidente da CM do Porto, Rui Moreira, para o receber.
António Costa referiu que "estão criadas as condições de segurança para que as pessoas possam votar". O primeiro-ministro apelou a que todos os portugueses exercecem o seu dever cívico de participar na eleição para o próximo Governo.
O atual primeiro-ministro disse estar confiante sobre a tranquilidade e segurança que diz existir durante as votações dos confinados.
Em declarações aos jornalistas, o secretário-geral e primeiro-ministro fez "um apelo geral a todos aqueles que estão inscritos para poder votar antecipadamente em mobilidade o possam fazer hoje".
"E todos aqueles que não se inscreveram para votar antecipadamente o façam no dia 30. O voto é o momento mais importante da democracia - um momento único onde só os cidadãos decidem qual o resultado das eleições e o que querem para o seu futuro, escolhendo quem são os seus representantes", disse.
António Costa deixou ainda um "agradecimento especial às pessoas em todo o país que hoje estão a assegurar o funcionamento das assembleias de voto".
Depois, congratulou-se "com a modernização introduzida no sistema eleitoral com esta possibilidade de voto em mobilidade, que é uma forma de combater a abstenção".
Sobre o voto eletrónico, Costa afirmou que o "voto deve ser sempre presencial" mas não parece impossível um cenário com voto à distância, abrindo portas a um futuro com votação eletrónica.
Costa fez ainda um balanço positivo da campanha e afirmou que está muito confiante.