Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

"Estas são obras mesmo decisivas": Costa sobre Programa de Investimentos em Infraestruturas

Primeiro-ministro apresentou o Programa de Investimentos em Infraestruturas. 
17 de Maio de 2021 às 10:49
António Costa, primeiro-ministro
António Costa, primeiro-ministro FOTO: CMTV

O primeiro-ministro, António Costa, apresentou esta segunda-feira, o Programa de Investimentos em Infraestruturas. 

"As infraestruturas servem as pessoas mas sobretudo a economia", disse António Costa e acrescentou: "Nós queremos servir o corredor empresarial atraves da infraestrutura ferroviária". 

O primeiro-ministro explicou as obras presentes no Plano de Recuperação e Resiliência destinada às Infraestruturas, com investimentos previstos de 520 milhões de euros, nomeadamente, "a variante de Évora e Olhão são fundamentais para a estratégia de redução de emissoes de gases com efeitos de estufa". 

António Costa salienta que as empresas, as ligações e o desenvolvimento das infraestruturas criam emprego em todo o território nacional. 

"Estas são obras mesmo decisivas" para vários aspetos em Portugal, rematou António Costa. 

"Foi uma negociação difícil e queria felicitar particularmente o ministro do Planeamento, depois de largos anos de experiência nestas negociações com Bruxelas, onde se desenvolveu uma alergia em relação às estradas e a ideia de que este país tem estradas a mais. Mas a verdade é que o país tem de otimizar a sua rede viária, dotar o território de boas ligações transfronteiriças e conferir às áreas de localização empresarial condições de competitividade", sustentou o primeiro-ministro.

Já o ministro das Infraestruturas disse que a articulação entre a rede rodoviária e ferroviária "é fundamental".

"É óbvio e evidente que a rodovia hoje funciona também como uma infraestrutura que complementa o investimento ferroviário que vamos fazendo. [...] Esta articulação é fundamental, ela funciona bem", afirmou o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

António Costa Programa de Investimentos em Infraestruturas política
Ver comentários