Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Iniciativa Liberal diz que não é tida nem achada na criação ou resolução de crise política

De acordo com o presidente da Iniciativa Liberal esta crise "é causada por outros, será resolvida ou aprofundada por outros".
Lusa 15 de Outubro de 2021 às 17:05
Líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo (E), fala aos jornalistas à saída de uma audiência com o Presidente da República
Líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo (E), fala aos jornalistas à saída de uma audiência com o Presidente da República FOTO: MANUEL DE ALMEIDA
A Iniciativa Liberal defendeu esta sexta-feira que uma crise política "depende zero" do partido e que os liberais não são "tidos nem achados" na sua criação ou resolução, mas que estarão a "desempenhar o seu papel político" em qualquer cenário.

À saída da audiência, a propósito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa, o presidente da Iniciativa Liberal e deputado único, João Cotrim Figueiredo, foi questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de se abrir uma crise política com um eventual chumbo do documento.

"A possibilidade que se abriu de haver uma crise política para um partido que tem um único deputado e tem o peso eleitoral que tem a Iniciativa Liberal é uma crise que depende zero da Iniciativa Liberal", começou por responder.

De acordo com o liberal, esta crise "é causada por outros, será resolvida ou aprofundada por outros".

"Tudo o que eu posso dizer é que a Iniciativa Liberal aqui estará para desempenhar o seu papel político importante e útil em qualquer dos cenários", comprometeu-se.

Questionado sobre se considerava responsável que o país tivesse que ir a eleições legislativas antecipadas, Cotrim Figueiredo foi perentório: "eu entendo a pergunta, mas não é a nós que tem que a fazer porque não somos tidos nem achados na resolução ou na criação dessa crise".

"Seja qualquer for o cenário, havendo ou não eleições antecipadas cá estaremos para representar o nosso papel que tem sido um papel de enorme exigência", garantiu.

Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo política partidos e movimentos parlamento
Ver comentários