O Presidente da República realizou esta sexta-feira exames médicos de rotina para verificar a estabilidade de uma cirurgia feita há dois anos.
A angioplastia coronária é um procedimento médico minimamente invasivo que pretende desobstruir as artérias coronárias, restabelecendo a passagem normal do sangue.
O Coordenador do Serviço de Apoio Médico da Presidência da República, Dr. Daniel de Matos, assina o comunicado que garante que o Presidente da República se encontra bem de saúde.
Marcelo Rebelo de Sousa foi operado de urgência a uma hérnia umbilical, no dia 28 de dezembro de 2018, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, o que o obrigou a cancelar toda a sua agenda até ao final desse ano e a abrandar o ritmo nas semanas seguintes.
Em 30 de outubro de 2019, foi submetido a um cateterismo cardíaco, desta vez de forma programada, no Hospital de Santa Cruz, em Oeiras.
Segundo a equipa médica, o cateterismo confirmou "a existência de obstruções coronárias importantes que foram tratadas no mesmo procedimento, com sucesso e sem complicações".
À saída do hospital, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a melhoria do seu estado clínico constituía agora "um fator positivo na ponderação" sobre uma recandidatura.