Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Marcelo visita cuidador informal sem apoios antes de ir a lar de idosos em Lisboa

Presidente da República esteve com o homem de 68 anos e a sua mulher, de 71.
Lusa 3 de Abril de 2021 às 14:50
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa FOTO: Lusa
O Presidente da República visitou este sábado a residência de um casal cujo marido é cuidador informal da companheira demente, em Lisboa, assinalando um ano do lançamento de um projeto-piloto de apoios sociais a estas situações.

Em Telheiras, Marcelo Rebelo de Sousa esteve com o homem de 68 anos e a sua mulher, de 71, inteirando-se das dificuldades, uma vez que a capital não é um dos 30 concelhos abrangidos pelo referido plano de subsídios e tempos de descanso do cuidador, segundo a página oficial na Internet do Palácio de Belém.

"Gratidão aos cuidadores informais e à ANCI [Associação Nacional de Cuidadores Informais]. A lei foi um começo, agora é preciso pô-la em prática. É preciso alargar [os apoios] a todo o país. Isto toca muitas, muitas famílias. É preciso ir traduzindo, por exemplo, no Plano de Recuperação e Resiliência que aí vem, o reconhecimento da sociedade portuguesa", declarou, recordando que "um terço dos portugueses já foi cuidador informal ou teve contacto com essa realidade".

Marcelo Rebelo de Sousa Lisboa política questões sociais
Ver comentários