Maria José Pinto da Cunha Avillez Nogueira Pinto, ou ‘Zezinha', como também era conhecida, dedicou a vida à família e à causa pública. É extensa a lista de cargos que ocupou, desde provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a directora da Maternidade Alfredo da Costa, de vice-presidente do Instituto Português de Cinema a subsecretária de Estado da Cultura. Foi ainda consultora da Fundação Calouste Gulbenkian e vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, onde ocupou a pasta da Habitação Social entre 2005 e 2007.
Reeleita como deputada independente do PSD nas eleições de 5 de Junho, Maria José manteve-se activa até ao último momento. Ex--líder parlamentar do CDS, partido a que aderiu em 1996, foi deputada por Lisboa na liderança social-democrata de Manuela Ferreira Leite, a quem já antes tinha declarado o seu apoio. Visivelmente debilitada, ainda votou na sessão parlamentar de 21 de Junho, quando foi eleita a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.
Para trás ficaram anos de empenho político, que começou pelas mãos do actual Presidente da República, de quem foi subsecretária de Estado da Cultura, em 1991, quando Cavaco Silva era primeiro--ministro. A carreira no CDS ficou marcada por confrontos e reconciliações com Paulo Portas, com quem em 1996 disputou a liderança do partido. É desse tempo a célebre frase que dirige a António Lobo Xavier: "Você sabe que eu sei que você sabe que eu sei..."
O cortejo fúnebre parte hoje à tarde de Lisboa, após uma missa às 14h00 na sua residência, no Campo Grande, para a aldeia de A dos Negros, em Óbidos, onde se realizará o funeral, pelas 18h00.
"PORTUGAL PERDE PERSONALIDADE MARCANTE"
"Portugal perdeu hoje uma personalidade de invulgar dimensão humana", escreveu ontem o Presidente numa mensagem enviada à família de Maria José Nogueira Pinto. "As suas intervenções como cidadã, como intelectual e jurista, como governante, deputada e dirigente política, caracterizavam-se pelo vigor da inteligência e pelo rigor da independência", acrescenta Cavaco Silva, que destaca a "personalidade marcante na vida pública portuguesa".
CASADA HÁ 39 ANOS COM JAIME NOGUEIRA PINTO
Maria José Pinto da Cunha Avillez Nogueira Pinto nasceu a 23 de Março de 1952 e foi casada durante 39 anos com o empresário e escritor Jaime Nogueira Pinto, com quem teve três filhos: Eduardo, de 38 anos, Catarina, de 35, e Teresa, de 27. Foi deputada entre 1995 e 1999, eleita pelo CDS - e depois entre 2009 até ontem, pelo PSD.
Ainda na actual legislatura, esteve presente nas duas primeiras sessões plenárias da Assembleia.