Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

PR condecora sexta-feira Ramalho Eanes e Rocha Vieira

A distinção de Rocha Vieira com a Ordem da Torre e Espada chegou a ser falada ainda em 1999.
16 de Dezembro de 2015 às 15:29
Cavaco condecora sexta-feira de manhã o antigo chefe de Estado e o último Governador de Macau
Cavaco condecora sexta-feira de manhã o antigo chefe de Estado e o último Governador de Macau FOTO: António José/Lusa

O Presidente da República condecora sexta-feira de manhã o antigo chefe de Estado Ramalho Eanes e o último Governador de Macau, Rocha Vieira, que será agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada.

Vasco Rocha Vieira irá receber a mais elevada condecoração de entre o conjunto das Ordens Honoríficas Portuguesas - a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

A distinção de Rocha Vieira com a Ordem da Torre e Espada chegou a ser falada ainda em 1999, com muitas personalidades da sociedade civil e altas patentes militares a defenderem que a forma como se desenrolou o processo de transição de Macau era merecedora da condecoração.

Já em 2010, no prefácio de um livro sobre a vida do último Governador de Macau, o ex-Presidente da República Ramalho Eanes voltou a defender que Rocha Vieira era merecedor da distinção "com que a Nação assinala, ao povo, os seus melhores filhos para a todos servirem pelo menos de exemplo e de motivo de reflexão". "Tal não aconteceu, o que, só por si, já é surpreendente e incompreensível", dizia Ramalho Eanes.

Ver comentários