Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Ventura quer Joacine fora do Parlamento

Iniciativa surge após a proposta da deputada Joacine Katar Moreira de retirar um conjunto de painéis do edifício da Assembleia da República.
Sérgio A. Vitorino 12 de Setembro de 2021 às 19:58
 André Ventura, líder do Chega
André Ventura, líder do Chega FOTO: Lusa
O partido Chega deu este domingo entrada, no Parlamento, com uma proposta de perda de mandato a "todos os deputados que atentem contra os símbolos nacionais".

A iniciativa surge após a proposta da deputada Joacine Katar Moreira de retirar um conjunto de painéis do edifício da Assembleia da República.

A perda de mandato, na proposta do Chega de alteração do Estatudo dos Deputados, deverá aplicar-se aos "que atentem, por atos ou declarações, de forma intencional ou ostensiva, contra a História Nacional e os seus símbolos fundamentais, promovendo ódios e ressentimentos no âmbito da comunidade nacional."

O Chega de André Ventura justifica que Joacine realizou "por diversas vezes afirmações graves e indecorosas contra a história e os monumentos nacionais, como o Padrão dos Descobrimentos".

"Recentemente, a mesma deputada solicitou a remoção dos painéis dos descobrimentos do Salão Nobre da Assembleia da República, pela forma como apresentam a colonização e os povos indígenas", o que para o partido de extrema-direita promove "ódios e divisões no tecido social nacional e alimentando ressentimentos históricos que tinham, há muito, desaparecido."
Ver comentários