Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Vila Nova de Gaia: O 3.º concelho-chave das eleições Legislativas 2022

Concelhos-chave são concelhos onde é expectável que haja um elevado número de votantes e onde, nas últimas eleições, houve mudanças significativas na intenção de voto.
Francisco Penim 27 de Janeiro de 2022 às 14:00
A carregar o vídeo ...
Vila Nova de Gaia: O 3.º concelho-chave das eleições Legislativas 2022
Vila Nova de Gaia é o 3º concelho-chave das eleições Legislativas de 2022. Ao se aproximarem os concelhos-chave mais valiosos, é mais notório o peso dos mais determinantes em termos de volume potencial de votantes. Em 2019, só aqui em Vila Nova de Gaia votaram 156 272 eleitores. Fazendo parte da lista de concelhos-chave, depois de Gondomar, Vila Nova de Gaia é o segundo município que pertence ao distrito do Porto onde são eleitos 40 deputados.

Este é o concelho mais relevante de todo o distrito e, em 2019, representou 16,72% de todos os votantes (mais até que o concelho do Porto).
Nas últimas eleições Legislativas, o PS venceu o PSD no concelho de Vila Nova de Gaia por uma margem muito confortável, superior a 14 000 votos, tendo ambos os partidos empatado em número de deputados eleitos (dois para cada um no concelho).

Nas mesmas eleições, de todos os concelhos do País, o de Vila Nova de Gaia foi onde o BE teve a sua 2ª melhor votação e PS, PSD e PAN a 3ª.

A tendência vencedora de votos em Vila Nova de Gaia é bastante volátil e isso mesmo é o que se tem verificado em eleições Autárquicas e Legislativas com igual preponderância. De tal modo isto é verdade que, agora, é quase impossível prever uma vitória certa do PS ou do PSD nas eleições deste domingo. É que desde o 25 de Abril, no conjunto de eleições Autárquicas e Legislativas, já se registaram doze inversões de tendência vencedora entre PS e partidos de direita, coligados ou não.

Paradoxalmente, nas últimas oito eleições Legislativas, desde 1995, o concelho de Vila Nova de Gaia votou sete vezes no partido eleito para formar Governo.

LEGISLATIVAS 2019
Foram precisos 19 412 votos para, no distrito do Porto, eleger cada deputado.

Deputados eleitos: PS 17, PSD 15, BE quatro, PCP-PEV dois, PAN um e CDS-PP um, no total do distrito do Porto.

Só os votos no PS (37,05%) e PSD (27,7%) elegeram dois deputados cada em Gaia.
Ver comentários