Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Câmara de Gaia sugere nova ponte no rio Douro

Diminuir trânsito na ponte Luiz I é um dos objetivos.
Ana Isabel Fonseca 17 de Setembro de 2016 às 09:31
Travessia entre as Devesas (V. N. Gaia) e a Boavista (Porto) foi projetada há mais de uma década por Adão da Fonseca
Travessia entre as Devesas (V. N. Gaia) e a Boavista (Porto) foi projetada há mais de uma década por Adão da Fonseca FOTO: Direitos Reservados
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia quer uma nova ponte sobre o rio Douro, para fazer a ligação à cidade do Porto. No projeto de Reabilitação Urbana do Centro Histórico, que será segunda-feira votado em reunião camarária, a autarquia sugere que a construção da ponte do Gólgota volte a ser ponderada.

A estrutura, que seria construída a montante da ponte da Arrábida, foi projetada há mais de uma década pelo professor Adão da Fonseca e iria ligar as Devesas, em Gaia, à Boavista, no Porto. A ponte iria, assim, destinar-se não só a automóveis, mas também à circulação de uma linha de metro que também ligaria diretamente aquelas duas zonas.

"Deve ser tida em conta a importância desta estrutura para o atravessamento de fluxos urbanos e descongestionamento da ponte Luiz I, mas também o uso que lhe poderá ser adstrito pela sua delicada, mas estratégica inserção, dado o espaço em que se encontra", diz a autarquia no projeto, dando conta de que as duas cidades sairiam beneficiadas com esta ligação.

Além da construção desta ponte, a autarquia sugere também no projeto de Reabilitação Urbana do Centro Histórico - que tem um valor global de 210 milhões de euros - a realização de 11 intervenções estratégicas no centro de Gaia. Está ainda prevista a definição de "novos meios mecânicos" de ligação entre a cota alta e a cota baixa daquela zona da cidade. Destaca-se uma ligação entre a estação das Devesas e a marginal fluvial pela rua Serpa Pinto.

A autarquia pretende igualmente desenvolver um projeto de intervenção nas ilhas, para atrair moradores.
Vila Nova de Gaia Porto Douro ponte
Ver comentários