A partir do próximo mês, quem tiver o passe mensal válido para o Metro de Lisboa vai poder utilizar o parque de estacionamento da Ameixoeira, ao custo diário de 50 cêntimos. Este é o primeiro a entrar em funcionamento, de um conjunto de quatro parques designados de dissuasores: os restantes são Pontinha, Areeiro e Pedrouços, todos ainda sem data para começar a funcionar com a nova tarifa.
Estes parques terão um custo inferior ao praticado pela EMEL nos bilhetes diários, que custam dois euros nas zonas verdes e três euros nas zonas amarelas. Ainda sem um preço definido serão também criados parques dissuasores na Bela Vista e nos estádios da Luz e Alvalade e também no Senhor Roubado.
O objetivo destes parques, que terão um total superior a quatro mil lugares, é proporcionar um custo inferior ao que representa levar o automóvel até ao local de trabalho no centro da capital. Diariamente entram em Lisboa 400 mil veículos e esta é uma solução dirigida a estes automobilistas.
A solução pode, contudo, não ser vantajosa para todos. Utilizar o parque da Ameixoeira terá um custo em 22 dias úteis de onze euros. Valor a que será acrescido o custo do passe Navegante que permite, em Lisboa, usar o Metro, a Carris e a CP e tem um custo de 36,20 €. Ou seja, o custo mensal de 47,20 €.
Se, por exemplo, o automobilista trabalhar nas Laranjeiras, pode optar pelo bilhete diário na avenida Lusíada de dois euros. Em 22 dias úteis o custo é de 44 euros. Em Campo de Ourique, o bilhete diário permite estacionar pelo mesmo preço junto à rua Campo de Ourique. E no Parque das Nações, pode estacionar no Passeio Báltico.