Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Funcionários surpresos com 'caso dos relógios'

Trabalhadores da Águas do Porto com 40 anos de serviço iam receber relógios de luxo e foram agraciados com placa simbólica.
Manuel Jorge Bento 5 de Novembro de 2016 às 14:32
Adriana Aguiar Branco era administradora executiva
Águas do Porto distinguiu funcionários mais antigos
Adriana Aguiar Branco era administradora executiva
Águas do Porto distinguiu funcionários mais antigos
Adriana Aguiar Branco era administradora executiva
Águas do Porto distinguiu funcionários mais antigos
"Ser livre e independente também é ser consequente com as decisões que se tomam e assumi-las." Foi assim que Adriana Aguiar Branco referiu, nas redes sociais, ter terminado, a seu pedido, funções como administradora executiva da Águas do Porto.

Como o Correio da Manhã revelou esta sexta-feira, em primeira mão, na origem da saída está a decisão de a empresa municipal adquirir 16 relógios de luxo, no valor de 12 683 euros, para distinguir os funcionários mais antigos. Não foram entregues por indicação direta do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

"Não sabíamos de nada, nem da demissão nem dos relógios", disse ontem Carlos Cunha, da Comissão de Trabalhadores da Águas do Porto, que recebeu a notícia com "surpresa". A empresa municipal manteve, no entanto, a distinção, na cerimónia que assinalou os 10 anos da entidade. "Entregaram uma coisa em acrílico, simbólica, o que achámos normal", referiu.

De acordo com o portal Base, onde são divulgados contratos públicos, a Águas do Porto decidiu, no início de setembro, fazer um ajuste direto para comprar 16 relógios por 12 683 euros mais IVA, no prazo de 18 dias.

"Apesar de, do ponto de vista legal, poder não existir qualquer impedimento, há do ponto de vista político. Não se enquadra na harmonia da gestão dos recursos humanos do município, ainda que tenha havido a melhor das intenções", explicou ao CM Nuno Santos, adjunto do presidente da autarquia.

Adriana Aguiar Branco agradeceu a confiança do autarca do Porto. "Para que conste nos ‘mentideros’, continuo a apoiar o Dr. Rui Moreira, claro!", escreveu no Facebook.
Ver comentários