Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Investidos 55 milhões de euros para expandir aeroporto Sá Carneiro

Gare do aeroporto vai ter mais segurança e pista irá aumentar o número de movimentos.
Ana Isabel Fonseca 19 de Março de 2017 às 09:29
Aeroporto Sá Carneiro
O aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto
Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto
Aeroporto Sá Carneiro
O aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto
Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto
Aeroporto Sá Carneiro
O aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto
Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, situado na Maia, vai ser alvo de um investimento de cerca de 55 milhões de euros, com vista à sua expansão. O objetivo passa por dar resposta às necessidades crescentes da região. O anúncio do investimento da ANA - Aeroportos de Portugal foi feito ontem pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

"Isto dá-nos as condições para que este aeroporto seja cada vez mais o grande aeroporto do Noroeste peninsular e para que ele sirva o crescimento e a dinâmica da atividade económica não só da região, mas do País", explicou o ministro, durante a entrega dos prémios ‘Airports Council International’, que distinguiram o aeroporto do Porto como o melhor da Europa.

A intervenção no aeroporto prevê a criação de uma nova área e controlo de segurança na gare, de mais pontos de check-in e alterações na área de carga. Será ainda criado, em 2018, um novo caminho de serviço ‘Fox’ e uma saída rápida alternativa de pista, que irá permitir aumentar o número de movimentos na pista de 20 para 32.

"O turismo está a crescer muito, a atividade económica está a correr muito bem. O número de ‘slots’ (faixas horárias) pedidas pelas companhias aéreas para o verão deste ano é outra vez muito grande", explicou ainda o ministro.

Pelo aeroporto do Porto passaram só em 2016 mais de nove milhões de passageiros. "O aeroporto não vai esgotar a sua capacidade e vai continuar a ser um motor de desenvolvimento muito importante", disse Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, que também esteve presente na cerimónia.
Ver comentários