A empreitada de construção do troço da variante à EN14 entre o nó do Jumbo e a Via Diagonal, na Maia, foi entregue na segunda-feira, mas as obras só deverão ser visíveis no terreno dentro de algumas semanas e vão obrigar a diversos condicionamentos de trânsito na atual estrada nacional.
O prazo de execução previsto, já em contagem decrescente, é de 270 dias, prevendo-se a conclusão até ao final deste ano.
A empreitada - cujo concurso foi lançado em julho de 2017 e impugnado por um dos 15 concorrentes - implica um investimento de 5,2 milhões de euros e inclui diversos trabalhos.
Entre eles, a criação de uma plataforma rodoviária e de quatro rotundas, com reformulação do nó do Jumbo e construção do nó com a Via Diagonal, a reposição de alguns arruamentos e a construção de duas passagens superiores.
Junto ao hipermercado, serão reforçados os acessos à rede de apoio ao centro de carga aérea do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, bem como reorganizados os acessos à zona envolvente da área comercial. Já junto à Via Diagonal, estão previstas melhorias das acessibilidades às zonas industriais I e II da Maia.
A variante à EN14 inclui outros três troços. A ligação entre a Via Diagonal e o terminal rodoferroviário da Trofa já tem projeto concluído e a empreitada deverá ser lançada em breve.
O troço entre a Trofa e a rotunda de Santana, em Ribeirão, Famalicão - que incluirá a nova estrada de acesso direto à Continental - tem o estudo de impacto ambiental próximo de conclusão.
Já em execução está a obra entre Santana e a variante nascente de Famalicão, que deverá estar concluída até ao verão.