Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Obras em escola e bairros custam um milhão de euros

Intervenção na EB 1 nº 3 contempla a retirada de telhas que contêm amianto.
José Carlos Eusébio 21 de Fevereiro de 2016 às 12:18
Intervenção pretende requalificar o Parque Habitacional Municipal
Intervenção pretende requalificar o Parque Habitacional Municipal FOTO: Pedro Noel da Luz
A Câmara de Lagos vai avançar com obras de requalificação no Parque Habitacional Municipal e no Bairro Operário. Está ainda prevista, para o corrente ano, a remodelação da Escola do Ensino Básico do 1º Ciclo e Jardim de Infância nº 3, que ainda tem telhas com amianto. O investimento total ultrapassa um milhão de euros.

"O Bairro Operário, que fica fora das muralhas da cidade, tem infraestruturas de águas e esgotos já antigas e que precisam de ser remodeladas, dado que apresentam um elevado número de ruturas", explica ao CM Joaquina Matos, presidente da câmara.

Ao longo do corrente ano e do próximo, a autarquia irá investir cerca de 400 mil euros para substituir as condutas e coletores que se encontram em mau estado naquele bairro.

Em relação ao Parque Habitacional Municipal, a autarquia vai dar continuidade aos trabalhos de reabilitação desenvolvidos nos últimos dois anos. As obras contemplam a substituição de pavimentos, a realização de pinturas e a reparação de redes de água e esgotos. O investimento deverá atingir os 300 mil euros.

Outra intervenção programada pela autarquia para o corrente ano diz respeito à Escola EB 1 nº 3, localizada próximo do atual edifício da câmara. "O estabelecimento de ensino teve, no passado, uma ampliação, mas a parte primitiva precisa de obras", refere a autarca.

No âmbito desta intervenção, será efetuada "a retirada da cobertura com amianto", explica Joaquina Matos. A edil esclarece, no entanto, que a situação atual "tem vindo a ser monitorizada e não acarreta riscos".

Entretanto, a antiga escola preparatória, situada na mesma zona e que se encontra atualmente desativada, já foi alvo de intervenção para a remoção da cobertura com amianto.