A presença de um tigre num terreno, em Vila Nova de Gaia, surpreendeu os moradores.
O felino pertence ao Circo Alegria e está enjaulado num reboque, estacionado num estaleiro há cerca de uma semana, junto à rua de Sortes, em Vilar do Paraíso.
Uma denúncia às autoridades dando conta de uma situação de suposto abandono e maus-tratos a animais levou a Brigada de Proteção Ambiental da PSP (BRIPA) até ao local. Os agentes acabaram por confirmar a propriedade e a legalidade de toda a documentação do tigre.
Concluiu, igualmente, que o animal se encontra bem tratado e alimentado, considerando que a jaula cumpre os requisitos de segurança para manter o felino em cativeiro.
"Está tudo bem com o tigre, os donos apenas tiveram de o guardar no estaleiro enquanto a companhia está a atuar em Vila do Conde. O tigre estava com o circo, mas a Câmara Municipal pediu para o retirarem", explicou, ao
Correio da Manhã, Justiniano Teixeira, amigo dos donos do Circo Alegria.
"Se alguém fez alguma denúncia por maus-tratos só pode ter sido por maldade. Todos os dias, há uma pessoa responsável para vir alimentar o tigre e verificar se está tudo bem", acrescentou.
Concluídas as averiguações no estaleiro onde está o tigre, os agentes da PSP não encontraram razões para qualquer notificação aos proprietários da companhia circense.
O animal deve, portanto, continuar num reboque-jaula naquele local - pelo menos, enquanto durar o espetáculo em Vila do Conde -, onde também se encontram estacionados outros reboques e diversas estruturas que são utilizadas pelo Circo Alegria.