Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Utentes de Sintra vão ser atendidos em Cascais

Unidade de Cascais recebe grávidas de 6 freguesias sintrenses.
Teresa Oliveira 4 de Fevereiro de 2016 às 11:01
O ministro Adalberto Campos Fernandes visitou unidades de saúde em Sintra, entre as quais o centro de saúde de Queluz
O ministro Adalberto Campos Fernandes visitou unidades de saúde em Sintra, entre as quais o centro de saúde de Queluz FOTO: CMTV
Para já são só grávidas, mas o ministro da Saúde admitiu esta quarta-feira que a renegociação do contrato de parceria público-privada do hospital de Cascais pode "eventualmente" vir a contemplar um alargamento das especialidades para os utentes do concelho de Sintra. Ao Correio da Manhã, o gabinete de Adalberto Campos Fernandes esclareceu que Cascais já atende utentes de seis freguesias do concelho de Sintra na área materno-infantil – de Colares, Sintra, Pero Pinheiro, Algueirão, São João das Lampas e Terrugem. Quanto a prazos, o alargamento a outras especialidades e freguesias não é para implementar a curto prazo.

O ministro esteve esta quarta-feira reunido com o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, para avaliar a falta da Viatura Médica de Emergência e Reanimação no Hospital Fernando da Fonseca (ver caixa) e a construção de quatro novos centros de saúde no município. O titular da pasta da Saúde admitiu que o hospital que serve os concelhos de Amadora e Sintra "foi dimensionado para 300 mil habitantes e está a servir 600 mil".

Adalberto Campos Fernandes anunciou ainda que vai ser reforçado o Serviço de Urgência Básica de Algueirão-Mem Martins, que funciona 24 horas por dia, com mais profissionais.

Para já, garante ao CM a mesma fonte do gabinete ministerial, esta unidade, que conta com dois médicos, irá receber um especialista de medicina interna. Em breve outros especialistas integrarão a equipa. A equipa de enfermagem também será reforçada.

Na área dos Cuidados de Saúde Primários vai avançar a construção, com início ainda este ano, do novo centro de saúde de Queluz. A cargo da autarquia, será edificado um outro centro de saúde, também em Queluz.

Ver comentários